quarta-feira, 30 de maio de 2012

É verdade que mulheres ficam bebadas mais rápidos que os homens?


A resposta dessa pergunta é sim. Mulheres ficam embriagadas mais rápido que homens. Pesquisas foram feitas para provar isso, foram escolhidos homens e mulheres com doses ajustadas para seus respectivos pesos corpóreos e idades, e o resultado encontrado foi que a mulher apresentava maior concentração de álcool diluído no sangue, ou seja, ficavam embriagadas mais facilmente.
            Isso se deve porque homens e mulheres são muito diferentes metabolicamente, homens tendem a ter um metabolismo mais acelarado, enquanto mulheres tendem a ter mais tecido adiposo e menos concentração de água. Durante o ciclo menstrual,seu metabolismo é diferenciado principalmente pela diferença de concentração da enzima desidrogenase alcoólica.A metabolização do álcool se da seguinte forma: O álcool tem sua maior parte degradada pela enzima desidrogenase (ADH), que transforma o etanol em acetaldeído que é oxidado a partir da enzima aldeído desidrogenase(ALDH), que atua no estomago, e se transforma em acetato, que é entao convertido em acetil-CoA pela enzima acetase-CoA Ligase. A diferença entre homens e mulheres esta na concentração da enzima aldeído desidrogenase, que nas mulheres é menor, então mais álcool é abosorvido pelo sangue.
            Pesquisas também mostraram que as mulheres tem uma chance maior de apresentar alcoolismo crônico e algumas doenças como doenças do figado, no coração, acelera o processo de osteoporose e o consumo de álcool durante a gravidez pode trazer consequencias para o feto, como: anomalias, má formação genética e às vezes, dependendo do nível de álcool ingerido, a morte do feto.

Bibliografia:

Larissa Lopes Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário