domingo, 17 de junho de 2012

Diversidade de Enzimas que Participam no Metabolismo do Álcool

      Em continuação à compreensão de como o álcool atua  no organismo humano, o post a seguir tratará dos citocromos P450, que constituem uma família de heme-proteínas que agem no organismo como enzimas de diversas biotransformações e que atuam de diversas maneiras, como por exemplo: a utilização de xenobióticos(substâncias que são estranhas ao organismo em questão, podendo ou não serem produzidos no mesmo, por exemplo: medicamentos ou antibióticos) no tratamento de enfermidades pode ter a sua ação potencializada ou inibida, já que os citocromos atuam nessas substâncias exógenas de forma a torná-las mais hidrossolúveis, facilitando sua excreção por meio de suor, urina, saliva, entre outras maneiras. A denominação citocromo P450 remete ao pico de absorbância em 450nm que essas proteínas apresentam quando analisadas por meio da espectrofotometria.
      O metabolismo do álcool no organismo humano se dá de duas formas principais:


1) Metabolismo do Álcool Pela Ação das Enzimas: Álcool Desidrogenase(ADH) e Aldeído Desidrogenase(ALDH):

Por meio dessa via, a maior parte do álcool ingerido é metabolizada no fígado, onde o etanol sofre a ação da enzima álcool desidrogenase, mais precisamente da classe 1 de ADH, a mais abundante nas células hepáticas, convertendo-o em acetaldeído, esta substância por sua vez caracteriza-se pelo caráter toxicológico acentuado mesmo quando sintetizada em pequenas quantidades. Quando convertida em acetaldeído, o mesmo sofre a ação de outra enzima denominada aldeído desidrogenase que possui grande afinidade pelo tóxico acetaldeído (responsável por promover ao organismo quadros de náuseas e vômitos) e irá tranformá-lo em acetato, este que foi formado no fígado destina-se à corrente sanguínea onde será captado e utilizado em outros tecidos, como por exemplo: coração e músculo esquelético onde será transformado em acetil CoA pela enzima  acetil CoA sintase, entrando no ciclo de krebs com o objetivo de formar ATP entre outros produtos.

2) Metabolismo do Álcool Pela Ação do Sistema de Enzimas Microssomais Oxidativas(SEMO):

Esta via metabólica remete à utilização das enzimas do grupo citocromo P450 citadas no começo do post, mais especialmente a enzima CYP2E1 responsável por uma maior metabolização do etanol quando ingerido de forma exagerada do que moderadamente. O fato de o indivíduo desenvolver um quadro de alcoolismo leva ao aumento da produção de CYP2E1 em até dez vezes, além de criar uma maior resistência fisiológica ao álcool e maior produção de radicais livres, o que pode causar consequentemente um alto estresse oxidativo no fígado levando a adquirir lesões e inchaços.

   
                         http://pt.scribd.com/doc/58107206/Metabolismo-Do-Etanol
                         http://pt.wikipedia.org/wiki/Xenobi%C3%B3tico
     Postado por: Débora Vaz.

2 comentários:

  1. Excluindo a hipotese do remedio dissulfiram, É possível desenvolver deficiência nessas enzimas com o passar do tempo? Sempre bebi, mas de uns meses para cá passo muito mal ao ingerir poucas quantidades de álcool.

    ResponderExcluir
  2. Excluindo a hipotese do remedio dissulfiram, É possível desenvolver deficiência nessas enzimas com o passar do tempo? Sempre bebi, mas de uns meses para cá passo muito mal ao ingerir poucas quantidades de álcool.

    ResponderExcluir