quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fermentação na Produção da Água Ardente



      Olá pessoal! Dando continuidade aos posts do metabolismo alcoólico, o post que se segue diz respeito à fermentação do caldo de cana, que pode apresentar a formação de dois subprodutos: a cachaça e a água ardente de cana. Até hoje para muitas pessoas não existe diferença entre os dois tipos de bebida, porém, de acordo com a legislação brasileira a diferenciação consiste no teor alcoólico que cada uma apresenta:

       * água ardente de cana: 38% a 54%, a 20°C;
       * cachaça: 38% a 48%, a 20°C;

       O consumo desse tipo de bebida fermentada é extremamente difundido entre a população brasileira e sua origem nos remete ao início da colonização no Brasil, onde colonizadores portugueses ao proporcionarem o plantio da cana de açúcar, buscavam uma bebida que pudesse substituir a falta da bagaceira da uva (bebida típica portuguesa). A produção da cachaça (termo utilizado apenas no Brasil) caracteriza grande movimentação econômica no país, e os estados em que ela ganha lugar de destaque em termos de produção são: São Paulo, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e principalmente, Minas Gerais.

       Seu processo de produção consiste basicamente em: escolha da variedade da cana, extração do caldo pela moagem, fermentação e destilação que ocorre nos alambiques e se baseia na separação dos compostos úteis para se obter um produto final de qualidade. O foco desta postagem se pauta na fermentação alcoólica, fundamental para a qualidade final do produto, e onde de fato ocorre a transformação da glicose em etanol e demais subprodutos como o gás carbônico e aldeídos, estes últimos que se encaixam entre os componentes secundários da produção da cachaça e que são responsáveis pela textura e sabor da bebida. A principal levedura que atua no processo de fermentação da água ardente é a Saccharomyces cerevisae que se caracteriza como um organismo unicelular capaz de sobreviver e se multiplicar na ausência de oxigênio. Para obtenção de um produto final de qualidade são necessários cuidados com a quantidade de leveduras aplicadas à produção, assim como temperatura adequada entre 28º e 33ºC, correta regulação do pH entre 4.5 e 5.5 e contagem do tempo em que cada etapa ocorre. A reação de fermentação possui grande semelhança com as reações que envolvem a glicólise, no que se refere à produção de piruvato, este último na fermentação alcoólica se transforma em etanol com liberação de gás carbônico como mostrado na figura abaixo:
      
                                                          GLICÓLISE


FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA



       Em resumo, ao relembrarmos os posts anteriores que nos remetem ao metabolismo, vale lembrar que há também a produção de acetaldeído no fígado pela ação da enzima álcool desidrogenase, se somarmos o consumo exagerado de bebidas com altas concentrações de aldeídos tóxicos, com a produção do próprio organismo, o resultado de mal estar decorrente dos processos serão muito maiores!
                       http://www.museudacachacamg.com.br/
                       http://pt.wikipedia.org/wiki/Cacha%C3%A7a
                       http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica3.php

        Postado por: Débora Vaz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário