segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Álcool e o Sistema Nervoso Central

                   O álcool é um depressor do sistema nervoso central (SNV), causando mudanças de comportamento e até mesmo dependência, dependendo do seu uso. Os efeitos do álcool podem ser divididos em duas etapas: a primeira é quando estimula, causando euforia e desinibição; a segunda é quando deprime, causando descontrole, falta de coordenação e sonolência. O consumo de álcool também afeta neurotransmissores no cérebro, entre eles, o ácido gama-aminobutírico(GABA), glutamato e serotonina.

è GABA
É o principal neurotransmissor inibidor do SNC. Apresenta dois receptores: GABA-alfa e GABA-beta, sendo só o GABA-alfa estimulado pelo álcool, o resultado disso é uma inibição no cérebro, causando relaxamento e sedação do organismo e assim áreas responsaveis pelo movimento , memória são afetadas.
            Sabe-se que em um primeiro momento o álcool potencializa seus efeitos do GABA, elevando os efeitos inibidores mas em um segundo momento reduz o número de receptores GABA, é isso que explica a tolerância ao álcool ( para ter o mesmo efeito que o álcool dava antes, é necessário que o individuo aumente a ingestão de álcool).

è Glutamato
É um neurotransmissor excitatorio do cérebro, tendo um papel na mémoria e cognição. Quando ingerimos álcool ocorre uma alteração na ação sinaptica do glutamanto no sangue, o que reduz a neurotransmissão glutaminérgica excitatória.
Por causa dos efeitos inibidores sobre o glutamato, o consumo excessivo de álcool leva a um aumento dos receptores glutamatérgicos no hipocampo, que é a área da memória e crises convulsivas
Quando ocorre abistinência álcoolica os receptores de glutamato ficam extremamente ativos, podendo causar crises convulsivas e AVC’S.
O etanol reduz a neurotransmissao glutaminérgica excitatória, já em baixar concentrações o etanol é capaz de inibir a ação estimulante do NMDA. O NMDA (n-metil-D-aspartato) é um receptor que forma um canal para a passagem de íons de cálcio, sódio e potássio. O álcool interage com esse receptores NMDA, inibindo assim a ação de glutamato, consequentemente diminui o influxo de íons positivos para a célular, deixando-as com menos excitação.


Caminho do álcool até o cérebro.
O etanol é absorvido no trato gastrointestinal, sendo no estômago uma pequena parte abosorvida, atinge a concentração sanguínea em no máximo uma hora e depois as enzimas desidrogênase álcoolica que atuam no fígado acabando de oxidá-lo e transformando-o em aldeído acético, é no fígado que 90% das moléculas são quebradas em partes menores. Pelo sangue chega ao SNC, o álcool ja começa a ser absorvido pela corrente sanguinea logo que entra em contato com a mucusa bucal e é transportado para todos os tecidos que tenha muita concentração de água.
Álcool e direção
Como já dito o álcool tem ação depressora sob o SNC e sob as células nervosas o que diminui os impulsos nervosos e por essa ação depressora pode causar sonolência e desatenção no trânsito. No cerebelo e no sistema vestibular, áreas do cerébro, o álcool provoca má coordenação da fala, também conhecido como língua enrolada e é chamado de disartria  e também a perda de coordenação dos movimentos que é chamado ataxia,ocorre também visão dupla e oscilações envoluntárias dos olhos.
Quando o álcool chega ao cerebro via corrente sanguinea, estimula os neuronios a liberarem serotonina, um neurotransmissor, que troca as mensagens entre as células e serve para regular o prazer, a ansiedade. È dai que vem os primeiros primeiros efeitos do álcool. Quando o consumo de álcool contínua, outros dois neurotransmissores são estimulados. O álcool inibe a produção de glutamato, que regula o GABA, sendo assim, mais GABA é liberado para o cérebro e sendo a função deste neurotransmissor fazer os neuronios perderem parte de sua atividade, ocorre falta de coordenação.
No Brasil, cerca de 38,4% das pessoas que possuem carteira de habilitação e são consumidores de bebida álcoolica, fazem a mistura dos dois, infringindo a lei.

Já que o álcool é um depressor do SNC, por que nós ficamos mais animados no início do seu consumo?
            De início o etanol deprime os neuronios dopaminérgicos do sistema límbico, que inibem nossos sentimentos e emoções, logo a ação depressora do etanol sobre os neuronios inbidores leva a excitação, euforia. Continuando a ingeir álcool, outras áreas do cérebro são afetadas, essas com ação predominantemente excitatória, ai é que vem a inibição, sonolência.

Complicações causadas pelo álcool no SNC:
1)    Agudas: complicações a curto prazo
2)    Crônicas: Ingestão: complicações de longo prazo/ duradouras.

è Intoxicação álcoolica aguda
1)    Intoxicação Patológica: Logo após ingerir bebida álcoolica, o consumidor torna-se violento
2)    Blackout: É quando o indivíduo tem lapsos de memória do evento ou detalhes do evento que esteve consumindo álcool, achando que estava conscientemente normal
3)    Coma: o indivíduo aprensenta insuficiencia respiratoria, e é necessario atendimento médio, o coma pode levar até a morte.

O sistema nervoso central se dividi em encéfalo e medula.O encéfalo se divide em: cérebro, diencefálo, cerebelo e bulbo.
Bulbo ou medula oblonga: está em contato direto com a medula espinhal. È responsável pelas funções vitais como pressão sanguinea,  batimentos cardiacos. È considerado o centro cardio-respiratório. Regula as funções automáticas e atividades reflexas( tosse, espirro e deglutição)
Cerebelo: è responsavel pelo equilibrio, postura corporal,controle motor e sensorial. Possui substancia cinzenta e branca mais internamente.
Diencéfalo:  é formado pelo tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo. O hipotálamo é um dos principais responsáveis pela homeostase corporal e  regulação hormonal. Liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, atuando na ativação de glândulas endocrinas. È pelo talámo que as mensagens sensoriais ( exceto o olfato) passam antes de chegar ao córtex cerebral. È uma região de substância cinzenta e é responsável pela retransmissão dos impulsos nervosos para o córtex cerebral.
Cérebro: è a porção principal do encefalo e do sistema nervoso. È formado por dois hemisferios cerebrais e sua camada mais superficial é chamada córtex cerebral.
-lobo frontal do cerebro: controle das emoções e agressividade
-lobo parietal: informações sensoriais envolvidas com sensações, como: calor, frio, pressao.
- lobo occipital:percepção da visão
- lobo temporal: percepção da audição
Córtex Cerebral: è constituido por massa cinzenta, que contém os corpos celulares dos neurônios. É responsável pelo pensamento, raciocínio, memória de longo prazo e nos processos de percepção sensorial.
Medula: internamente esta a substância cinzenta,onde estão localizados os corpos celulares de neurônios e mais externamente a subtância branca que é composta por fibras mielinizadas que levam as informações às partes superiores do SNC e trazem as respostas destinadas a orgão motores. Também está relacionada com os atos reflexos e recepções sensoriais.


                                                                Larissa Lopes Moreira



12 comentários:

  1. Vamos viver saudável!, sem bebida sem cigarro e sem drogas! a gente é que ganha!!!

    ResponderExcluir
  2. so bebo quando estou triste mais to com depressao

    ResponderExcluir
  3. Bebi tanto esse fds,q a três dias quando deito minha cabeça gira "roda tudo" mas qd me levanto gira td tbm,porém bem menos...será q eu sofri algum dano cerebral?

    ResponderExcluir
  4. Bebi tanto esse fds,q a três dias quando deito minha cabeça gira "roda tudo" mas qd me levanto gira td tbm,porém bem menos...será q eu sofri algum dano cerebral?

    ResponderExcluir
  5. Um pouquinho de humor:
    Pra que álcool,cigarro e drogas quando se tem chocolate? Gente sério :v

    ResponderExcluir
  6. Um pouquinho de humor:
    Pra que álcool,cigarro e drogas quando se tem chocolate? Gente sério :v

    ResponderExcluir
  7. nós poderíamos parar com essa conversa e marcar para tomar uma!

    ResponderExcluir
  8. tem 2 letras, começa com C, tem um buraco no meio e muita jente ja deu: CD

    ResponderExcluir
  9. tem 2 letras, começa com C, tem um buraco no meio e muita jente ja deu: CD

    ResponderExcluir