domingo, 16 de setembro de 2012

Benefícios e Malefícios da Dieta Lipídica

    Olá pessoal! O post a seguir tratará de um dos assuntos mais discutidos entre médicos, nutricionistas e diversos especialistas da área da saúde: a ação maléfica e benéfica da ingestão de gorduras saturadas e insaturadas em conjunto com o perfeito funcionamento morfofisiológico do organismo humano.

                                        
       
    Desde o começo dos estudos  a cerca do tema elucidado no título do post, médicos e nutricionistas alegavam que o excesso de consumo de alimentos que continham alto teor de gorduras saturadas, como por exemplo: carne vermelha, manteiga, chocolates e queijos, em conjunto com a baixa ingestão de alimentos compostos de gorduras insaturadas, como: óleos de canola e girassol, peixes e azeite de oliva, causavam inúmeras doenças coronárias que tinham poder agravador com o decorrer do tempo. Uma explicação coerente e bioquímica para essa conclusão consiste na estrutura química destes compostos, onde a gordura saturada, composta por átomos de carbono e hidrogênio, possui em sua estrutura uma maior proporção de hidrogênios em relação à quantidade de carbonos, o que torna essa molécula mais sólida e de fácil ligação ao colesterol LDL. Esse agrupamento ao entrar na corrente sanguínea, acaba por obstruir a parede de vasos sanguíneos, causando lesões e doenças coronárias. Estudos mais recentes, porém, alegam que a presença de gorduras saturadas em uma dieta saudável agrega benefícios à saúde e não só malefícios como se acreditava durante muito tempo. A gordura saturada possui entre suas diversas funções a produção de hormônios sexuais, composição da membranas celulares e participação ativa no armazenamento das vitaminas D, E, K e A nas células.


    
    O excessivo consumo de álcool e consequente aumento de adiposidade corpórea



    O corpo humano necessita de energia para realizar diversas atividades cotidianas e para o funcionamento de funções basais do organismo. As fontes energéticas são conseguidas a partir da alimentação, onde proteínas, lipídios e principalmente carboidratos são oxidados nas células para fornecerem uma quantidade minima de energia.
    Ao se ingerir bebida alcoólica, também se consegue aproveitar energia a partir de seu metabolismo no corpo, porém a quantidade excessiva de álcool acomete uma maior acumulação de tecido adiposo não por sua constituição calórica, mas sim pelo processo bioquímico envolvido. Quando consumido em excesso e em curto prazo de tempo, o álcool metabolizado no fígado é transformado em acetaldeído e posteriormente em acetato, porém a grande quantidade de acetato a ser metabolizado acaba por inibir a queima de lipídios do organismo, pois há a queima preferencial de acetato, causando assim maior deposição de gordura no corpo.



               Bibliografia: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx
                                     http://www.artevitastudio.com.br/alcool%20engorda.htm
             
                 Postado por: Débora Vaz.

2 comentários:

  1. Benefícios e Malefícios da Dieta Lipídica me ajudou muuuito! parabéns pela concisão e clareza!!

    ResponderExcluir
  2. É por isso que eu sou um gordo nojento, costumo beber de 7 a 8 latas de cerveja toda noite e só então vou jantar, lá pela 1 da madrugada, e como feito um porco asqueroso. Resultado, tudo o que eu como vira gordura automaticamente porque o corpo está metabolizando o álcool. Ganhei cerca de 20 quilos com essa "dieta" e agora estou sofrendo para perdê-los, mesmo fazendo exercício todo dia e cortando o álcool durante a semana ainda olho no espelho e vejo uma massa obesa e disforme que, em conjunto com o meu pênis pequeno, constroem na superfície envidraçada do espelho uma imagem que repele as mulheres assim como a fumaça da fogueira repele o mosquito.

    ResponderExcluir